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Ciências Humanas no ENEM


Novo coordenador do ensino médio e pré-vestibular do Colégio Potencial Objetivo Cotia, o professor Claudio Recco é formado em História e iniciou sua trajetória no Objetivo em 1987.

Escreveu cinco livros sobre História e Vestibular e publicou dois e-books.

 

Abaixo a introdução de seu primeiro e-book, publicado em 2016

 

Ciências Humanas no ENEM

“Um roteiro completo para o seu sucesso”

 

1 - INTRODUÇÃO

Durante a maior parte do século XX, o estudo das Ciências Humanas foi caracterizado pela memorização de uma sucessão de fatos, com datas e personagens definidos, normalmente tratados como heróis, como Napoleão ou Getúlio Vargas; pela discriminação de localidades, tratados e acidentes geográficos e pela memorização de citações filosóficas.

No final do século XX, após o final da ditadura militar no Brasil, o ensino passou a valorizar o conhecimento, com a preocupação de não mais ser considerado “decoreba”. A história heróica e sem nenhum senso crítico foi eliminada, mas em seu lugar foi reforçada a ideia da necessidade do “conhecimento”, um conhecimento amplo e profundo, sem censura, sem limites, na medida em que se recuperaram valores relacionados à liberdade e democracia.

No que se refere à geografia, os aspectos humanos e econômicos voltaram a ter maior ênfase, ficando em segundo plano a geografia descritiva e esses aspectos, até então apresentados como estanques, isolados cada um em capítulos diferentes, passaram para uma visão integrada. Também foi nesse período que passamos a tratar de “geopolítica”, analisando situações problemas, normalmente envolvendo conflitos e guerras, entendidas não apenas como uma disputa por territórios, mas que caracterizadas por um conjunto de interesses.

Gradualmente as disciplinas de Filosofia e Sociologia foram reintroduzidas no currículo escolar; porém pode-se afirmar que com pouco reconhecimento de agentes educadores e dos próprios estudantes.

 AS BASES DO ENEM

Em 1996 foram criados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) que determinam as diretrizes do ensino em nível nacional, voltados para a reestruturação dos currículos escolares no país, obrigatórios para a rede pública e opcionais para as instituições privadas, estabelecendo as bases fundamentais para nortear a educação escolar e a própria relação escola-sociedade.

No ano seguinte foi inserido nos PCN’s a proposta de desenvolvimento de Habilidades e Competências, apresentando ideias do “que ensinar”, “como se quer ensinar” e “para que se quer ensinar”. Dessa forma, procurava-se dar um sentido ao conhecimento. O que fazer com o conhecimento adquirido na escola?

A matriz de referência do ENEM foi dividida em quatro grandes áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagem e Matemática e cada área possui uma lista de Competências e Habilidades, segundo a visão determinada pelos PCN’s 

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