Novo coordenador do ensino médio e pré-vestibular do Colégio Potencial Objetivo Cotia, o professor Claudio Recco é formado em História e iniciou sua trajetória no Objetivo em 1987.
Escreveu cinco livros sobre História e Vestibular e publicou dois e-books.
Abaixo a introdução de seu primeiro e-book, publicado em 2016
Ciências Humanas no ENEM
“Um roteiro completo para o
seu sucesso”
1 - INTRODUÇÃO
Durante a maior parte do século XX, o estudo das Ciências
Humanas foi caracterizado pela memorização de uma sucessão de fatos, com datas
e personagens definidos, normalmente tratados como heróis, como Napoleão ou
Getúlio Vargas; pela discriminação de localidades, tratados e acidentes
geográficos e pela memorização de citações filosóficas.
No final do século XX, após o final da ditadura militar no
Brasil, o ensino passou a valorizar o conhecimento, com a preocupação de não
mais ser considerado “decoreba”. A história heróica e sem nenhum senso crítico
foi eliminada, mas em seu lugar foi reforçada a ideia da necessidade do
“conhecimento”, um conhecimento amplo e profundo, sem censura, sem limites, na
medida em que se recuperaram valores relacionados à liberdade e democracia.
No que se refere à geografia, os aspectos humanos e
econômicos voltaram a ter maior ênfase, ficando em segundo plano a geografia
descritiva e esses aspectos, até então apresentados como estanques, isolados
cada um em capítulos diferentes, passaram para uma visão integrada. Também foi
nesse período que passamos a tratar de “geopolítica”, analisando situações
problemas, normalmente envolvendo conflitos e guerras, entendidas não apenas
como uma disputa por territórios, mas que caracterizadas por um conjunto de
interesses.
Gradualmente as disciplinas de Filosofia e Sociologia foram
reintroduzidas no currículo escolar; porém pode-se afirmar que com pouco
reconhecimento de agentes educadores e dos próprios estudantes.
AS BASES DO ENEM
Em 1996 foram criados os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN’s) que determinam as diretrizes do ensino em nível nacional, voltados para
a reestruturação dos currículos escolares no país, obrigatórios para a
rede pública e opcionais para as instituições privadas, estabelecendo as bases
fundamentais para nortear a educação escolar e a própria relação
escola-sociedade.
No ano seguinte foi inserido nos PCN’s a proposta de
desenvolvimento de Habilidades e Competências, apresentando ideias do “que
ensinar”, “como se quer ensinar” e “para que se quer ensinar”. Dessa forma, procurava-se
dar um sentido ao conhecimento. O que fazer com o conhecimento adquirido na
escola?
A matriz de referência do ENEM foi dividida em quatro grandes áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagem e Matemática e cada área possui uma lista de Competências e Habilidades, segundo a visão determinada pelos PCN’s
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